• Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Blogger Social Icon

O que é?

 A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.

 

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

 

10 BENEFÍCIOS

  • Melhora a dor nas costas

  • Traz alívio para as dores de cabeça

  • Reduz o estresse

  • Diminui a ansiedade e sintomas de depressão

  • Acelera a recuperação de lesões

  • Alivia os sintomas de TPM

  • Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia

 

Recuperação de AVC

Depressão

Cólicas

Enxaqueca

Gastrite

Artrite

Sinusite

Problemas intestinais

TPM

Rinite

Alergias

Dores de coluna

Insônia

Dores musculares

distúrbios alimentares

dificuldade para engravidar

fogachos da menopausa

INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA

 

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

 

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.


A Acupuntura serve como complemento para tratamentos da medicina tradicional e inclusive, lista várias doenças em que há ótimos resultados com a utilização desta técnica, podemos destacar:
Recuperação de AVC
Depressão
Cólicas
Enxaqueca

Gastrite
Artrite
Sinusite
Problemas intestinais
TPM
Rinite
Alergias
Auxilia no emagrecimento
Dores nas costas
Insônia
Dores musculares
Fibromialgia

 

AS AGULHA PODEM TRANSMITIR DOENÇA?

A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.

Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.

 

A acupuntura trata qualquer doença?

A acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, já que apresenta efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, Também apresenta efeito calmante, antidepressivo leve e cicatrizante, entre outras.

Como em qualquer outro tratamento médico, a acupuntura pode apresentar limitações. Por exemplo: não trata o câncer, mas pode melhorar os sintomas causados pela quimioterapia e pelo próprio câncer. Por outro lado, há lesões musculares e dores de cabeça que podem ser tratadas pela acupuntura com resultados bastante satisfatórios.

 

As agulhas de acupuntura contêm medicamentos?

As agulhas de acupuntura não contêm medicamentos. A ação terapêutica deve-se ao estímulo de agulhas em determinados pontos, fazendo com que o próprio organismo libere várias substâncias neurotransmissoras, que exercem ações analgésica, relaxante e anti-inflamatória, entre outras, aliviando a dor e gerando sensação de bem-estar.

 

Yin Yang

Segundo a filosofia chinesa o yin yang é a representação do positivo e do negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. O criador desse conceito foi I Ching, ele descobriu que as formas de energias existentes possuem dois pólos e identificou-o como Yin e Yang.

Na observação da natureza, Yin corresponde á noite, com a escuridão, quietude, repouso, frio, enquanto Yang corresponde ao dia, com a luz, movimento, atividade, calor. Um só existe em relação ao outro, e ambos fazem parte do mesmo ciclo, do mesmo todo indissolúvel. Desta forma, todo o objeto ou fenômeno do universo consiste de dois aspectos polares, Yin e Yang, ao mesmo tempo em oposição e dependência.

Etimologicamente, os termos Yin e Yang representam, respectivamente, as vertentes escuras, e iluminadas de uma montanha.

Quando Yin e Yang se desequilibram eles mudam a sua proporção, de modo a atingir um novo equilíbrio.

 

Estrutura corporal

No corpo humano existem partes mais Yin ou Yang em relação ás outras. De um modo geral , podemos dizer que as partes superiores, exteriores, posteriores e laterais do corpo são Yang em relação ás suas opostas.

O dorso é a região onde ocorrem todos os canais Yang do corpo, quanto mais próximos da linha média posterior, mais Yang são os canais em relação aos outros. A energia Yang mais externa, tem a função de proteger o Yin, resistindo as agressões externas eliminando fatores patogênicos.

A cabeça é a reunião de todos os canais Yang do corpo, estando mais próxima do céu, Yang as disfunções de natureza Yang tendem a subir para a cabeça, enquanto o resto do corpo é Yin em relação a ela e tende a ser mais afetado por distúrbios Yin, e portanto, descendentes.

O exterior do corpo inclui pele e músculos e tem como função Yang proteger e movimentar o corpo, protegendo os órgãos Yin responsáveis pela nutrição.

Acima da cintura o corpo é mais Yang e , portanto, afetado por patologias de natureza mais yang do que abaixo da cintura.

Os canais Yang fluem na superfície dorso-lateral dos membros, enquanto os Yin fluem na região ventro-medial.

Todo órgão, como toda as vísceras(como tudo), contém um aspecto Yin e um Yang. O Yang corresponde á função do órgão, o Yin á sua estrutura, sangue, essência e fluidos contidos nele, sendo ambros os aspectos sempre relacionados e interdependentes.

 

Os cinco movimentos

Cada movimento simboliza uma fase de um processo de transformação continuo pelo qual passa um ciclo. Portanto cada um exerce uma influência sobre o ciclo, determinando que ele ocorra desta ou daquela maneira.

Os movimentos são:

Fogo   -   HOU

Água   -   SHUI

Terra   -   TU

Metal   -   JING

Madeira   -   UM

Movimento fogo

O movimento Fogo é dominado pelo Yang. É o Yang em sua plenitude, quando o seu excesso vai determinar o seu enfraquecimento. Isto é simbolizado pela EXPANSÃO. A luz do sol se expande até atingir a terra, mas isto determina uma perda, e a ciência diz que em alguns bilhões de anos o Sol vai enfraquecer.

Movimento Terra

O movimento terra simboliza a transformação. É na terra que ocorrem todas as etapas do ciclo dos 5 movimentos. Se o planeta não estivesse ali, nada ocorreria. O movimento terra se manifesta pela onipresença, pois, como já foi discutido, está em todos os movimentos. Por fim O movimento terra tonifica e fixa, Tonifica porque a transformação renova e a renovação reforça, Fixa porque é a base material para que as transformações ocorram em cada movimento (assim como fixa, servindo de anteparo para a luz do sol).

Movimento Metal

O metal em geral é frio, pois perde calor com facilidade. Simboliza a diminuição do Yang com crescimento do Yin. Associados a isso temos as ideias de resfriamento, encolhimento, movimento para baixo e tomada de forma.

Movimento Água

A água desce até encontrar o local mais baixo, quando fica estática. É denominada pelo extremo Yin, que leva a imobilidade. Portanto suas qualidades são movimento para baixo e inércia.

Movimento Madeira

O movimento madeira é o ressurgimento do Yang, e o aparecimento da vida na Terra simboliza o movimento, a entrada em movimento, e o movimento para cima( terra, embaixo e Yin, céu, em cima e Yang).