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Vantagens de praticar pilates

Se sofre com dores constantes na região da coluna, o pilates é uma boa opção. Especialistas recomendam a realização do método, já que ele é capaz de diminuir em níveis consideráveis toda moléstia na área. Se praticado a longo prazo, ajuda na estabilização do tronco e alinhamento postural.

Tanto o método solo quanto o de aparelho ajuda no fortalecimento muscular. Os exercícios aplicados durante as aulas fortalecem os músculos externos e internos, também conhecidos como intrínsecos. A tonificação da área é essencial para manter o corpo longe das temidas lesões e fraturas.

O Pilates é uma técnica que ajuda a perder gordura localizada e a tonificar todo o corpo, substituindo a gordura por massa magra. Embora todos os músculos sejam trabalhados, os do abdômen são os mais fortalecidos, ajudando a alcançar uma barriga definida.O bom alinhamento postural também contribui para um corpo definido, já que a má postura é uma das culpadas por aquelas gordurinhas a mais. Lembre-se também de aliar o exercício com uma alimentação saudável. Não adianta ir ao estúdio três vezes na semana e não ter um hábito alimentar equilibrado.

O método de Pilates torna os músculos mais fortes e resistentes ajudando a evitar lesões, como dor no joelho ou a lombalgia, por exemplo. Além disso, os exercícios realizados não causam impacto, como a corrida, promovendo a flexibilidade, força e a resistência dos músculos e tendões protegendo principalmente as articulações. 

O Pilates alivia o estresse porque os exercícios são ritmados e para que sejam realizados na perfeição é preciso prestar atenção à respiração. 

Pilates para mulheres

O pilates é um exercício que tem atraído cada vez mais pessoas. Este método auxilia a proporcionar um melhor condicionamento físico e a enxugar a famosa barriguinha.

Para as mulheres, o Pilates possui um grande potencial para fortalecer o assoalho pélvico, estimulando o treinamento e condicionamento. Mesmo na gravidez ele pode ser aplicado, pois Pilates irá proporcionar uma atividade física adaptada às gestantes, com movimentos fluidos, controlados, e fortalecimento adequados.

Durante a prática, o abdômen é acionado pelo centro de força (Powerhouse), assim a musculatura é fortalecida e tonificada. Os músculos mais definidos aliados a uma postura correta definem melhor a silhueta e melhoram a autoestima e a disposição das mulheres

O Pilates trabalha também os glúteos (bumbum), alongando e tonificando os músculos ele é ideal ainda para fortalecer os quadris e otimizar o andar elegante das mulheres. 

Os exercícios de Pilates equilibram o corpo e a mente, proporcionando,fortalecendo, tonificando e alongando o corpo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a disposição e descarregando a mente de níveis de estresse e ansiedade;

O fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen feminino, viabilizado pela técnica, ajuda a manter a boa postura, torna a aparência mais elegante e melhora o funcionamento dos órgãos internos;

Nas fases de menopausa e pós-menopausa, ameniza sintomas como enxaquecas e TPM, típicos da variação hormonal. Além de ser eficiente no combate e no tratamento de doenças nessa fase adulta, como a incontinência urinária e a osteoporose;

Durante a gestação, o Pilates contribui para aliviar dores comuns desse período, prepara a mãe para um parto mais tranquilo, através de um trabalho com a respiração, além de tornar a recuperação no pós-parto muito mais rápida.

Pilates-Boa Esperança-es
 
 

Pilates para idosos

Pilates para idosos Boa Esperança-ES

Envelhecer implica na perda da massa muscular e óssea, redução na flexibilidade e na força. A falta de equilíbrio e da coordenação pode originar quedas, e mesmo tendo o devido cuidado com a alimentação, a gordura corporal tende só a acrescer com o tempo. Envelhecer é um processo que pode não ser fácil, mas é natural e deve ser bem aceito.

Nessa fase  o Pilates assume também um papel importantíssimo de prevenção e de melhoria da força e resistência muscular.

A maior contribuição do Pilates para os idosos é o aumento do equilíbrio. Os benefícios são inumeros, aumento da força, da mobilidade e da flexibilidade através do Pilates, resistência, equilíbrio....

Nas pessoas com idade avançada, as quedas e as fraturas são frequentes, e alguns estudos já provaram que são elas as principais causas de morte. Apesar de graves, essas quedas podem ser evitadas através da aplicação do método Pilates. A aplicação dos princípios pelos idosos contribui, em grande parte, para aumentar o equilíbrio e coordenação motora.

Nas idosas, sabe-se que o Pilates também contribui de forma muito positiva para o fortalecimento da musculatura do períneo e assoalho pélvico, que previne e alivia quadros de incontinência urinária.

 

 

Benefícios

▶Melhora a mobilidade
▶Alívio da dor
▶Melhora e mantém a flexibilidade
▶Aumenta a autoconfiança e autoestima
▶Maior percepção dos movimentos
▶Alívio do estresse
▶Facilita a execução de tarefas diárias
▶Combate a incontinência urinária
▶Melhora a consciência corporal
▶Melhora o equilíbrio
▶Melhora a circulação
▶Corrige desequilíbrios musculares
▶Estabiliza as articulações
▶Melhora e correção da postura e reestruturação do corpo
▶Melhora a respiração

 

Musculação X Pilates

O Método pilates exercitam-se prioritariamente os músculos estabilizadores. São músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos sutis e pela manutenção da postura.

Os exercícios são feitos a partir de movimentos suaves, sem pressa e aparelhos especialmente projetados para os exercícios. A carga do Pilates são as molas ou o peso do corpo, não traz hipertrofia dos músculos. Como resultado, um ganho importante na saúde e no tônus muscular, vitalidade e uma silhueta mais harmoniosa, alongada e livre dos nós da tensão.

Já a musculação exercita músculos grandes, mobilizadores, que ficam mais superficialmente e que se cansam mais rapidamente. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos de grandes amplitudes. É boa para aumentar o volume muscular deixando o corpo bem definido. Outras diferenças entre o Pilates e a musculação são a rotina de um (musculação) e a variedade do outro (Pilates). O Pilates ainda fortalece os músculos pélvicos, melhora a respiração e a postura, sendo um ótimo complemento para quem já pratica musculação.

Para que a musculação seja efetiva no trabalho corporal, é necessária atenção especial ao controle motor, trabalhando o corpo como um todo, ou seja, o exercício é para costas, mas é necessário dar atenção à respiração, a posição das pernas e principalmente da coluna…

Os benefícios atribuídos a esse treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais. 

O Pilates, tem como objetivo o reequilíbrio muscular, melhora da postura e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular. A musculação tem aula pré-determinada com uma ficha de exercícios. Durante as aulas, devido ao grande volume de alunos, nem sempre os instrutores acompanham os movimentos de cada pessoa individualmente, e estes ficam sujeitos a fazer movimentos errados e se machucarem.

 

Pilates para crianças

Hoje, os pequenos vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura. A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados maus hábitos e tenham um ritmo de vida muito exigente. Perdem com isso a postura e a saúde para toda a vida.


O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da conseqüente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros. 

No pilates infantil, os exercícios precisam de um grande esforço de concentração para serem realizados, portanto, são aplicados de maneira mais lúdica, tendo todas aquelas questões do desafio, de um ambiente diferente, trazidas mais para o universo da criança, não proporcionando-as exercícios tão massantes como as vezes é para os adultos.

Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates, estão a organização do sistema locomotor e a melhora da postura, da concentração, do humor, do sono, da circulação sanguínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade.
Maior percepção do próprio corpo e do espaço ocupado;
Aumento dos níveis de atenção;
Melhora do sono;
Redução do estresse;
E mais força muscular (inclusive, nos ombros, reduzindo o desconforto decorrente do peso das mochilas).

Pilates para Crianças- Boa Esperança-ES
 

Pilates  para gestantes

O Pilates é um dos melhores exercícios para gestante porque ele é uma atividade física de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto.
Os exercícios de pilates na gravidez podem ser realizado desde o primeiro trimestre, mas com cuidado para não trazer qualquer problema para a mãe ou para o bebê.
Os exercícios para gestante são adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher, além de serem executados de forma lenta e controlados. Deve se respeitar a individualidade de cada uma, o que faz com que o método se torne ainda mais seguro.
O obstetra deve ter conhecimento que a grávida está praticando este tipo de atividade física porque em alguns casos é mais indicado não praticar nenhum tipo de atividade física durante a gravidez, especialmente se houver risco de aborto, se as contrações estiverem muito frequentes, se houver sangramento vaginal, ou se alguma doença for detectada como por exemplo pré-eclampsia, doenças cardiaca ou pulmonar. Nestes casos não é somente o Pilates que é contraindicado, mas qualquer tipo de atividade física que possa comprometer o estado de saúde da mãe ou do bebê.

A prática de pilates durante a gestação traz muitos benefícios como: 
▶Alívio de dores lombares e inchaço em membros inferiores;
▶Alinhamento postural;
▶Trabalha o assoalho pélvico evitando a incontinência urinária;
▶Melhora da flexibilidade;
▶Ganho de equilíbrio e concentração;
▶Trabalha a respiração auxiliando no parto
▶Fortalecimento dos membros superiores;
▶Melhora a motilidade intestinal e a circulação;
▶Conscientização corporal e relaxamento.

 

Alongamento e postura

Hábitos sedentários talvez sejam os maiores responsáveis pela perda de flexibilidade do nosso corpo, o que, por sua vez, gera movimentos incorretos, contribuindo para a má postura, que não é somente um problema estético, sua manutenção pode causar dores intensas e em casos extremos levar a uma deformidade irreversível ou até á inatividade.
A prática do alongamento é fundamental para o bom funcionamento do corpo e para a manutenção da postura correta, proporcionando maior agilidade, elasticidade, redução das tensões musculares, diminuição de lesões e ativação da circulação.
Ao contrário de outras práticas, as atividades voltadas á flexibilidade nas aulas de pilates não são aplicadas previamente como aquecimento ou pós-aquecimento, mas, sim, durante as sequências de exercícios. Enquanto nos exercitamos, obtemos um alongamento progressivo de forma lenta e sem dor.

 

Mais disposição, bom humor e saúde

O método pilates visa á qualidade e não a quantidade, sendo de grande importância a forma como se executa o movimento. A respiração leva a perfeição nas atividades físicas e até mesmo no dia a dia, proporcionando boa percepção corporal. O contrário também acontece, pois movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e a saída de ar dos pulmões.
A respiração completa aumenta a capacidade pulmonar, promove maior oxigenção do sangue, relaxa tensões e promove a integração entre o controle mental e os movimentos do corpo. Assim, o pilates proporciona uma organização corporal mais eficiente, com consequente melhora da respiração e da quantidade de vida.

Pilates- Boa Esperança- ES
 

Os sete princípios do método pilates

Concentração: Afim de trabalhar o físico, é necessário estar presente com a mente, é ela que comanda a ação. Por isso é fundamental prestar atenção no movimentos executados e observar como os músculos respondem.

Controle: O domínio muscular  pelo método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Nenhum exercício no pilates é feito simplesmente por fazer.Cada movimento tem uma função.

Centro de força: Temos um grande número de músculos no centro- abdômen, lombar, quadris e glúteos. Pilates chamou esse conjunto de " casa de força". Toda a energia necessária a realização de exercícios se inicia nela e fui para as extremidades.

Fluidez: No método pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira, Pelo contrário, eles são fluídos, como um longo passo ou uma valsa.

Precisão: A concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade é condição essencial do pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício.

Respiração: A respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia.

Equilíbrio e simetria: O equilíbrio e a simetria do corpo são fundamentos a serem desenvolvidos para a execução ideal do exercícios.

 

Pilates solo

Os exercícios de solo são os mais tradicionais sendo os que mais focam a ação da musculatura abdominal, podendo também ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que além de ajudar desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva. Estes acessórios são as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), thera band (faixas elásticas), discos de rotação e equilíbrio e molas.

Os movimentos Pilates Solo trabalham o seu corpo em diferentes graus de dificuldade, e por isso há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento.

O Pilates solo consiste na realização de um conjunto de exercícios controlados que envolvem a participação de corpo e mente proporcionando um desenvolvimento harmonioso de toda a musculatura do corpo. E todos esses exercícios são realizados sobre um tapete.

 

A combinação de movimentos de mobilidade, força e flexibilidade ajuda a melhorar a postura, reduz o stress e tensões musculares, criando um corpo longilíneo e saudável.

Pilates solo Boa Esperança-ES

Pilates aparelho

No pilates com aparelhos são apresentados recursos como as molas, a cama, empunhaduras e outros que auxiliam o aluno. Esse método é mais indicado para quem tem problemas na coluna ou outros problemas articulares mais graves, pois fornecem maior estabilidade e assim, consegue evitar que o indivíduo tente compensar um movimento sobrecarregando alguma parte no corpo. Ele vai encontrar no aparelho, o apoio que ele precisa para conseguir realizar o exercício sem muitos problemas. Outro ponto positivo dos aparelhos, é a questão das molas que graduam a quantidade de força imposta nos movimentos contra a resistência. É possível colocar uma carga ideal de acordo com a força que os músculos suportam.

O Pilates é uma excelente maneira de manter o corpo em movimento, pois ele proporciona todos os benefícios que um exercício pode trazer e faz tudo isso, sem causar nem um tipo de dano ao corpo como desgaste articular ou problemas na coluna.

Com os aparelhos é mais fácil moderar a amplitude do movimento e a força aplicada pelas áreas lesadas. "Mas a principal vantagem desse método para quem tem lesões prévias é o baixo número de praticantes por turma - que costuma ser de dois a três indivíduos

Pilates aparelho -Boa Esperança-ES
 

NeoPilates

O método NeoPilates foi desenvolvido pela fisioterapeuta Amanda Braz e sua equipe. Seu principal objetivo é eliminar calorias e fortalecer os músculos, com base nos conceitos do pilates convencional: concentração, respiração, alinhamento, postura e flexibilidade.

Amanda Braz explica que ele é uma modernização do método Pilates. É a união de outros conceitos atuais, como o treinamento funcional, as atividades circenses e lúdicas, aos Princípios do Método Pilates. O NeoPilates é uma modernização do método Pilates.

Com o objetivo de promover uma atividade  física completa e ainda divertida e desafiadora, o NeoPilates acrescentou aos princípios do método pilates os princípios de velocidade, resistência e cooperação.

De acordo com Amanda, ele é indicado para qualquer pessoa. Pois a prescrição dos exercícios é feita de forma individualizada, ou seja, adequada para cada pessoa, de acordo com seus objetivos e necessidades.

Amanda destaca que não existem contraindicações do método.

Porém, como no caso de outras atividades, grávidas, cardiopatas, hipertensos e diabéticos devem solicitar liberação médica antes de começar a frequentar as aulas.

NeoPilates Boa Eserança-ES
 
 

Benefícios  do NeoPilates

O Neopilates consegue oferecer todos os benefícios do Pilates convencional como fortalecimento muscular, alongamento, maior flexibilidade, melhora na postura, prevenção e tratamento de dores musculares, maior consciência corporal e melhora na respiração.

Além de todos os benefícios do Pilates o Neopilates agrega os benefícios do treinamento funcional e das atividades circenses, como a melhora na execução nos movimentos do dia-a-dia, agilidade, equilíbrio e emagrecimento.

1. Respiração

Melhora na capacidade respiratória.

2. Flexibilidade

Ajuda a aumentar a flexibilidade corporal.

3. Corpo

Ganho de equilíbrio e noção de espaço.

4. Concentração

Potencializa a habilidade de concentração.

5. Músculos

A massa muscular aumenta rapidamente sem hipertrofiar, sendo que, em dois meses de prática, os resultados já são percebidos. Além disso, também modela o corpo.

6. Visão de si mesma

Maior autoestima e confiança.

7. Organismo

Melhora a circulação sanguínea.

8. Resistência

Ganho e melhora na resistência física.

NeoPilates Clinica Espaço Saúde Mônica Merlim
 

Momento descontração