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O que é?

O que é exercício funcional?
Treino que tem como objetivo desenvolver aptidões cardiorrespiratórias (resistência cardiovascular e potencia) e neuromusculares( flexibilidade, resistência muscular e equilíbrio).

Objetivos
Preparar o corpo de forma integrada para que, ao longo do envelhecimento, ele continue apto a realizar movimentos exigidos no cotidiano( subir escada, levantar-se do sofá, pegar algo na prateleira, por exemplo) manutenção da força e flexibilidade, contribuir na prevenção e recuperação de lesões, pode ser usado com objetivo específicos para algum tipo de esporte e por trabalhar a parte cardiovascular auxilia na manutenção e perda de pedo.

Como são os exercícios?
São utilizados alguns equipamentos na execução dos movimentos como:
Bosu, Jump, peso, faixas, bola, entre outros...


Benefícios
 

  • Melhora a postura 

  • Ameniza dores nas costas

  • Trabalho cardiorrespiratório

  • Equilíbrio e coordenação motora

  • Aumenta a flexibilidade

  • Trabalha o corpo completamente, sem se limitar apenas ao fortalecimento ou ao exercício aeróbico.

Motivos para praticar treinamento funcional

Com o objetivo de trabalhar o corpo de forma global para que você ganhe força, equilíbrio, velocidade e resistência, o treinamento funcional, que pode ser realizado de forma individual ou em grupo, chegou para ficar.
E o treino é intenso: em uma aula coletiva, que é bastante dinâmica, em 30 minutos você trabalha os músculos de membros inferiores, superiores, abdominais e posturais, podendo alcançar o gasto de até 700 calorias.

 

Motivos para praticar funcional

  • A barriga fica zerada sem sofrimento - Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral;

  • Você consegue músculos firmes - O treinamento funcional trabalha com pesos livres e o peso do corpo (como na flexão de braço e no agachamento) para estimular o ganho de massa muscular;

  • enxuga gordura - Exercícios de arremesso, suspensão e agachamento recrutam vários músculos ao mesmo tempo e quanto maior a mobilização muscular, maior o gasto calórico;

  • O programa pode ser criado com foco na perda de gordura, envolvendo treinos intervalados e circuitos intercalando exercícios resistidos e estímulos aeróbicos como saltos ou deslocamentos;

  • O corpo fica forte e feminino - Depois de aprimorar o condicionamento físico e restabelecer um bom padrão de movimento na atividade física e nas tarefas cotidianas, vêm os benefícios estéticos: músculos trabalhados de forma harmoniosa e muitas calorias queimadas;

  • Não há risco para o tédio - Sabendo usar os acessórios próprios para o funcional, a monotonia passa longe das aulas, porque as possibilidades de exercícios são tantas que dá para fazer um treino sempre diferente do outro e, ainda assim, exercitar o corpo inteiro com eficiência;

  • O risco de lesão cai - Como o foco do treinamento funcional é trabalhar os músculos de forma global, o perigo de sobrecarregar uma ou outra parte do corpo e se machucar é menor;

 

  • O grande diferencial do funcional é o dinamismo do treino e a exploração de aparelhos e equipamentos que fogem aos tradicionais de musculação.

Treinamento funcional- Boa Esperança-ES
 

Emagrece e define o corpo

Treinamento funcional é um aliado maravilhoso para quem quer emagrecer e esculpir o corpo, com um treino sempre diferenciado e que trabalha os músculos de forma integrada e não de forma isolada (como vemos na musculação, por exemplo). 

A base principal dos exercícios do treino funcional leva em consideração exercícios do nosso cotidiano, como pular, correr, agachar, empurrar, girar, lançar, ou seja, são exercícios semelhantes aos que realizamos no nosso cotidiano diariamente. Quem pratica o treino funcional desenvolve a coordenação motora, a agilidade, o equilíbrio, a flexibilidade, a força e a capacidade respiratória. O treino varia de acordo com o seu estilo de vida, capacidade muscular e seus objetivos, sendo totalmente adaptado ao seu estilo de vida.

Além da exorbitante perda de calorias, o exercício funcional tem como benefícios: definição da região da barriga, fortalecimento muscular, perda de gordura, risco menor de lesão muscular porque trabalha vários músculos ao 

 

mesmo tempo, ao invés de músculos isolados.


Melhora a postura e a consciência sobre o próprio corpo. O treinamento funcional fortalece os músculos que ajudam a manter a coluna reta, proporcionando mais conforto ao andar ou ficar horas sentado.

 

Vantagens do funcional

Queima de calorias intensa, dinamismo e trabalho muscular são alguns atrativos do treino funcional . Ao estimular diferentes partes do corpo, ele melhora o condicionamento físico e promete resultados positivos tanto para a saúde quanto para o aspecto estético.

Baseado em movimentos funcionais básicos e simples do nosso cotidiano, tais

 

como agachar, puxar, levantar e girar, o circuito funcional conquista o coração de quem gosta de praticar exercícios de uma forma diferenciada para alcançar os seus objetivos. 

Os treinos geralmente são curtos, com duração média de 30 minutos. Mas por se tratar de uma modalidade de explosão, estimula as capacidades físicas e habilidades motoras do corpo humano, o que permite que o metabolismo permaneça acelerado mesmo após o fim da atividade. Isso significa que o organismo queima mais calorias, inclusive, em repouso.

o treino funcional melhora a habilidade e aptidão para realizar os movimentos cotidianos, melhora o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares, aprimora o funcionamento cardíaco, facilita a circulação sanguínea e fortalece tendões e articulações.

 

Benefícios do funcional para criança

O treinamento funcional é uma atividade recomendado para os pequenos, pois atua de forma mais dinâmica do que a musculação. Para as crianças, o treinamento funcional apresenta uma série de benefícios.

O treinamento não está distante da realidade das crianças, pois o funcional é qualquer movimento produzido pelo próprio corpo. Então, brincadeiras infantis como corridas, cordas e vivo ou morto são consideradas funcionais. O diferencial desta metodologia para as práticas cotidianas é que nas atividades infantis, apenas uma capacidade física é estimulada. Enquanto que no funcional, o corpo é trabalhado de várias maneiras em uma única sessão.

O treinamento funcional infantil pode ser realizado por qualquer criança, mas por questões de segurança é ideal que o praticante esteja acima de quatro anos. Neste período, os pequenos já apresentam certa independência motora e cognitiva, portanto, aproveitarão mais os movimentos.




Benefícios do treinamento funcional para crianças:

  • Promove o desenvolvimento motor e cognitivo.

  • Proporciona o gasto de energia.

  • Gera a consciência corporal e controle mental.

  • Regula o sono e o apetite.

  • Amplia a percepção coletiva.

 

Treino funcional: Aprenda mais sobre esta modalidade

Que tal experimentar um tipo de treinamento diferente do habitual que além de promover ganhos de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, contribui também para o seu emagrecimento?

Provavelmente, você já ouviu algo sobre treinamento funcional.

Exercícios funcionais são aqueles que incluem movimentos que imitam a maneira como seu corpo se move quando você pratica seu esporte favorito ou movimentos da sua vida cotidiana.

O principal objetivo do treinamento funcional é transferir as melhorias na força obtidos em um movimento para melhorar o desempenho de um outro movimento, afetando o sistema neuromuscular inteiro. Porém, quando você está movendo várias partes do corpo e em direções diferentes, você também está aumentando seu gasto calórico, e isso contribui com o seu processo de emagrecimento! O movimento conjunto de vários músculos eleva o gasto calórico sem que você perceba. Assim, você queima calorias e emagrece mais rápido do que imaginava!

 

Portanto, o treinamento funcional é excelente para perda de peso porque o aumento do recrutamento de fibras musculares e também o aumento da frequência cardíaca resulta em um otimização na quantidade de calorias queimadas, elevando o seu metabolismo mesmo após ter terminado o seu treino.

 

Treinamento funcional para emagrecer

Treinamento Funcional é um novo conceito de atividade física mais dinâmica que as atividades ou treinos convencionais. 

O treinamento funcional busca realizar exercícios à semelhança das situações cotidianas como puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar para fazer do corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, melhorando a performance e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constante.

Quando corretamente aplicado fornece uma variedade de estímulos e benefícios adicionais, que as outras modalidades não conseguem atingir. Essa modalidade implica maior complexidade dos movimentos e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso melhora a flexibilidade, o equilíbrio, o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, ocasiona emagrecimento, realiza a otimização da coordenação motora, além de aumentar a autoestima.

 



Podemos dizer que treinamento funcional no geral serve para treinar o corpo nas funções para o qual ele é originalmente desenhado. Para a reabilitação, serve para condicionar o paciente para retornar as suas atividades da vida diárias. 

Podemos utilizar circuito num treino de funcional, dependendo do objetivo da aula, conciliando exercícios cardiorrespiratórios, de força, equilíbrio, tornando-o mais dinâmico e motivante; podendo ser realizado individualmente ou em grupo.

A maior parte dos exercícios é executada com o peso do próprio corpo. No entanto, podem ser realizados com acessórios e até alguns equipamentos.

Em princípio, qualquer pessoa sadia e com idade adequada pode fazer o treinamento funcional.

 

Treinamento funcional e pilates

O Pilates e o Treinamento Funcional tem como princípio preparar o corpo de maneira segura e eficiente, visando o centro de corpo e a capacidade funcional.

O treinamento funcional no pilates é um trabalho de força que utiliza os músculos do tronco e da pelve, a partir da estabilização estática e dinâmica, desenvolvendo a musculatura para melhor performance.

O treinamento funcional associado ao pilates representa uma nova forma de condicionamento físico, ativando o “power house” ou “core”, nosso centro de força, compostos pelos paravertebrais lombares, pélvicos-trocanterianos, assoalho pélvicos e abdominais.

Suas variações de exercícios tornam o treinamento de força seguro para iniciantes, crianças, adolescentes e adultos idosos, sendo desafiador o suficiente para atletas experientes.

Os exercícios são realizados sobre a bola suíça, prancha de equilíbrio e aparelhos específicos do Pilates ou solo. O treinamento é realizado a partir de combinações desses materiais.

 

Objetivos do treinamento funcional 

Prepara o corpo de forma integrada para que ,ao longo do envelhecimento, ele continue apto a realizar movimentos exigidos no cotidiano (subir escada, levantar-se do sofá, pegar algo na prateleira, por exemplo) manutenção da força e flexibilidade, contribuir na prevenção e recuperação de lesões, pode ser usado com objetivos específicos para algum tipo de esporte e por trabalhar a parte cardiovascular  auxilia na prevenção e perda de peso.

Treinamento funcional- Boa Esperança-ES
 

Funcional X pilates X musculação

 

TREINAMENTO FUNCIONAL



Indicação: Ganho de força, equilíbrio, condicionamento físico e agilidade.
Periodicidade: 3 a 5 vezes por semana, com duração de 50 min a 1 h cada treino.
Vantagem: Variação de ambientes e series, trabalha todo corpo.
Desvantagem: Dúvidas sobre hipertrofia muscular.

PILATES


Movimento globais que trabalham vários músculos simultaneamente;
Não a hipertrofia muscular;
Não sobrecarrega suas articulações;
Define a musculatura;
Utiliza o peso do corpo, gravidade, equipamentos, acessórios;
Contração do centro do corpo (abdômen) durante toda aula;
Trabalha com os músculos profundo do corpo;
Trabalha a postura e favorece movimentos do corpo;
Não utiliza cargas.

MUSCULAÇÃO


Indicação: Hipertrofia muscular e ganho de força
Periodicidade: 2 a 5 vezes por semana,8 a 10 exercícios, de 1 a 4 series, de 3 a 20 repetições em cada.
Vantagem: Possibilidade de isolar grupos musculares
Desvantagem: Pode gerar lesões e desequilíbrios estéticos

 

Treinamento funcional para crianças

O treinamento funcional é excelente para crianças.

O principal objetivo do treinamento funcional é conscientizar a criança do movimento humano. Elas sabem correr, agachar, saltar, rastejar, fazem isso com freqüência, mas não têm consciência ao fazer. Assim, vão criar hábitos saudáveis e gosto pela atividade física.

O treinamento funcional infantil pode ser realizado por qualquer criança acima de quatro anos. 

A diferença do funcional para as práticas cotidianas é que nas atividades infantis, apenas uma capacidade física é estimulada. Enquanto que no funcional, o corpo é trabalhado de várias maneiras em uma única sessão