ACUPUNTURA
O que é?
A acupuntura é um método terapêutico com origem na medicina tradicional chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.
De acordo com a medicina tradicional chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.
Estas agulhas, quando aplicadas, são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.
A acupuntura é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
A inserção das agulhas de acupuntura estimula as terminações nervosas
existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.
Indicações da acupuntura
A acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, já que apresenta efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. Também apresenta efeito calmante, antidepressivo leve e cicatrizante, entre outras.
Como em qualquer outro tratamento médico, a acupuntura pode apresentar limitações. Por exemplo: não trata o câncer, mas pode melhorar os sintomas causados pela quimioterapia e pelo próprio câncer. Por outro lado, há lesões musculares e dores de cabeça que podem ser tratadas pela acupuntura com resultados bastante satisfatórios.
Portanto a acupuntura serve como complemento para tratamentos da medicina tradicional, dentre as várias doenças em que há ótimos resultados com a utilização desta técnica, podemos destacar:
-
Recuperação de AVC
-
Depressão
-
Cólicas
-
Enxaqueca
-
Gastrite
-
Alergias
-
Dores de coluna
-
Insônia
-
Dores musculares
-
Distúrbios alimentares
-
Dificuldade para engravidar
-
Fogachos da menopausa
-
Artrite
-
Sinusite
-
Problemas intestinais
-
TPM
-
Rinite
10 Benefícios da acupuntura
-
Melhora a dor nas costas
-
Ajuda a emagrecer
-
Diminui problemas estomacais
-
Traz alívio para as dores de cabeça
-
Reduz o estresse
-
Diminui a ansiedade e sintomas de depressão
-
Acelera a recuperação de lesões
-
Alivia os sintomas de TPM
-
Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia
-
Trata diversos tipos de dores
As agulhas de acupuntura contêm medicamentos?
Não. A ação terapêutica deve-se ao estímulo de agulhas em determinados pontos, fazendo com que o próprio organismo libere várias substâncias neurotransmissoras, que exercem ações analgésica, relaxante e anti-inflamatória, entre outras, aliviando a dor e gerando sensação de bem-estar.
As agulhas podem transmitir doenças?
Não. As agulhas são descartáveis, sendo descartadas assim que retiradas do paciente.
Shiatsu
É uma terapia originária da medicina oriental e cuja finalidade principal é restabelecer o equilíbrio do corpo, proporcionando saúde e bem-estar.
A prática dessa terapia se fundamenta na pressão, dos canais de acupuntura, com as mãos e dedos, ativando a energia interna do corpo.
Dentre os principais benefícios oferecidos pelo shiatsu, podemos destacar a capacidade de relaxar a mente da pessoa que o recebe, melhorando a concentração, entre outras coisas.
O principal objetivo do Shiatsu é ativar a energia, equilibrar o funcionamento dos órgãos, fortalecer a resistência do organismo, como um coadjuvante no tratamento de problemas de saúde, sejam estes físicos, emocionais ou psicológicos.
Auriculoterapia
É uma terapia de origem chinesa que usa a região das orelhas para diagnosticar, prevenir e tratar problemas de saúde, sejam físicos, psíquicos ou emocionais, através de determinados ponto, os chamados pontos auriculares.
Esses pontos podem ser estimulados através de agulhas, laser, sementes ou outros objetos metálicos ou magnéticos, de modo a criar ligações com nossos órgãos, sistemas e membros do corpo, desde os nervos aos músculos.
É indicado como um tratamento complementar à acupuntura, para aliviar sintomas relativos a problemas de saúde como dores crônicas, dores agudas, depressão, ansiedade, crises psicológicas, tratamento de vícios, obesidade, enxaqueca, insônia, tensão muscular, dentre outros.