PILATES E NEOPILATES

O que é?

O Pilates é uma técnica de condicionamento físico, criada pelo alemão Joseph Pilates, que é sucesso entre os praticantes no Brasil e no mundo. Considerado um dos exercícios mais completos, a técnica trabalha a concentração, a percepção de si, o alongamento e a flexibilidade, além da força e do desenvolvimento físico, promovendo saúde , beleza e qualidade de vida.

O NeoPilates é uma modernização do método Pilates. É a união de outros conceitos atuais, como o treinamento funcional, atividades circenses e lúdicas aos princípios do método Pilates. A criação desse método ficou por conta da brasileira e fisioterapeuta Amanda Braz.

 

Vantagens de praticar Pilates

Os exercícios de Pilates equilibram o corpo e a mente, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a disposição e descarregando a mente de níveis de estresse e ansiedade. O Pilates alivia o estresse porque os exercícios são ritmados e para que sejam realizados na perfeição é preciso prestar atenção à respiração.

O método de Pilates torna os músculos mais fortes e resistentes, promove a flexibilidade, a força e a resistência dos músculos e tendões. Protegendo as articulações, ajudando a evitar lesões, como dor no joelho ou a lombalgia, por não causarem impacto nas articulações.

Tanto o método solo quanto o de aparelho ajuda no fortalecimento muscular. Os exercícios aplicados durante as aulas fortalecem os músculos externos e internos (temos os músculos que estabilizam as articulações e os que  dão o movimento). A tonificação da área é essencial para manter o corpo longe das temidas lesões e fraturas.

Se sofre com dores constantes em qualquer região, o Pilates é uma boa opção. Se praticado a longo prazo, ajuda na estabilização do tronco e alinhamento postural.
O Pilates é uma técnica que ajuda a perder gordura localizada e a tonificar todo o corpo, substituindo a gordura por massa magra. Embora todos os músculos sejam trabalhados, os do abdômen são os mais fortalecidos, ajudando a alcançar uma barriga definida. O bom alinhamento postural também contribui para um corpo definido. Lembre-se também de aliar o exercício com uma alimentação saudável. 

Os sete princípios do método Pilates

1. Concentração:

Afim de trabalhar o físico, é necessário estar presente com a mente, é ela que comanda a ação. Por isso é fundamental prestar atenção nos movimentos executados e observar como os músculos respondem.
2. Controle:

O domínio muscular  pelo método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Nenhum exercício no Pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função.
3. Centro de força:

Temos um grande número de músculos no centro- abdômen, lombar, quadris e glúteos. Pilates chamou esse conjunto de "casa de força". Toda a energia necessária a realização de exercícios se inicia nela e flui para as extremidades.
4. Fluidez:

No método Pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira, pelo contrário, eles são fluidos, como um longo passo ou uma valsa.
5. Precisão:

A concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade é condição essencial do Pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício.
6. Respiração:

A respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia.
7. Equilíbrio e simetria:

O equilíbrio e a simetria do corpo são fundamentos a serem desenvolvidos para a execução ideal do exercícios.

Pilates aparelho

No Pilates com aparelhos são apresentados recursos como as molas, a cama, empunhaduras e outros que auxiliam o aluno. Esse método é mais indicado para quem tem problemas na coluna ou outros problemas articulares mais graves, pois fornecem maior estabilidade e assim, consegue evitar que o indivíduo tente compensar um movimento sobrecarregando alguma parte no corpo. Ele vai encontrar no aparelho, o apoio que ele precisa para conseguir realizar o exercício sem muitos problemas.

Outro ponto positivo dos aparelhos, é a questão das molas que graduam a quantidade de força imposta nos movimentos contra a resistência. É possível colocar uma carga ideal de acordo com a força que os músculos suportam.
O Pilates é uma excelente maneira de manter o corpo em movimento, pois ele proporciona todos os benefícios que um exercício pode trazer e faz tudo isso, sem causar nem um tipo de dano ao corpo como desgaste articular ou problemas na coluna.

Com os aparelhos é mais fácil moderar a amplitude do movimento e a força

aplicada pelas áreas lesadas. Mas a principal vantagem desse método para quem tem lesões prévias é o baixo número de praticantes por turma, que costuma ser de dois a três indivíduos.

Pilates Clínica Espaço Saúde Mônica Merlim em Boa Esperança-ES

Pilates solo

Os exercícios de solo são os mais tradicionais sendo os que mais focam a ação da musculatura abdominal, podendo também ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que além de ajudar desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva. Estes acessórios são as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), thera band (faixas elásticas), discos de rotação e equilíbrio e molas.

Os movimentos Pilates Solo trabalham o seu corpo em diferentes graus de

dificuldade, e por isso há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento.

Pilates Clínica Espaço Saúde Mônica Merlim em Boa Esperança-ES

O Pilates solo consiste na realização de um conjunto de exercícios controlados que envolvem a participação de corpo e mente proporcionando um desenvolvimento harmonioso de toda a musculatura do corpo. E todos esses exercícios são realizados sobre um tapete.

A combinação de movimentos de mobilidade, força e flexibilidade ajuda a melhorar a postura, reduz o stress e tensões musculares, criando um corpo longilíneo e saudável.

NeoPilates

De acordo com Amanda, ele é indicado para qualquer pessoa, pois a prescrição dos exercícios é feita de forma individualizada, ou seja, adequada para cada pessoa, de acordo com seus objetivos e necessidades. Amanda destaca que não existem contraindicações do método.

Porém, como no caso de outras atividades, grávidas, cardiopatas, hipertensos e diabéticos devem solicitar liberação médica antes de começar a frequentar as aulas.

NeoPilates - Clínica Espaço Saúde Mônica Merlim em Boa Esperança-ES

O método NeoPilates foi desenvolvido pela fisioterapeuta Amanda Braz e sua equipe. Seu principal objetivo é eliminar calorias e fortalecer os músculos, com base nos conceitos do Pilates convencional: concentração, respiração, alinhamento, postura e flexibilidade.

Com o objetivo de promover uma atividade  física completa e ainda divertida e desafiadora, o NeoPilates acrescentou aos princípios do método pilates os princípios de velocidade, resistência e cooperação.

Benefícios do NeoPilates

O NeoPilates consegue oferecer todos os benefícios do Pilates convencional como fortalecimento muscular, alongamento, maior flexibilidade, melhora na postura, prevenção e tratamento de dores musculares, maior consciência corporal e melhora na respiração.

Além de todos os benefícios do Pilates o NeoPilates agrega os benefícios do treinamento funcional e das atividades circenses, como a melhora na execução dos movimentos do dia-a-dia, agilidade, equilíbrio e emagrecimento.

   1. Respiração

Melhora na capacidade respiratória.

   2. Flexibilidade

Ajuda a aumentar a flexibilidade corporal.

   3. Corpo

​Ganho de equilíbrio e noção de espaço.

   4. Concentração

Potencializa a habilidade de concentração.

   5. Músculos

A massa muscular aumenta rapidamente sem hipertrofiar, sendo que, em dois meses de prática, os resultados já são percebidos. Além disso, também modela o corpo.

   6. Visão de si mesma

Maior autoestima e confiança.

   7. Organismo

Melhora a circulação sanguínea.

   8. Resistência

Ganho e melhora na resistência física.

NeoPilates Clínica Espaço Saúde Mônica Merlim em Boa Esperança-ES

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Telefone: (27) 3768-1632

WhatsApp: (27) 99706-5632

E-mail: monicamerlim.fisio@gmail.com

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