PILATES E NEOPILATES
O que é?
O Pilates é uma técnica de condicionamento físico, criada pelo alemão Joseph Pilates, que é sucesso entre os praticantes no Brasil e no mundo. Considerado um dos exercícios mais completos, a técnica trabalha a concentração, a percepção de si, o alongamento e a flexibilidade, além da força e do desenvolvimento físico, promovendo saúde , beleza e qualidade de vida.
O NeoPilates é uma modernização do método Pilates. É a união de outros conceitos atuais, como o treinamento funcional, atividades circenses e lúdicas aos princípios do método Pilates. A criação desse método ficou por conta da brasileira e fisioterapeuta Amanda Braz.
Vantagens de praticar Pilates
Os exercícios de Pilates equilibram o corpo e a mente, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a disposição e descarregando a mente de níveis de estresse e ansiedade. O Pilates alivia o estresse porque os exercícios são ritmados e para que sejam realizados na perfeição é preciso prestar atenção à respiração.
O método de Pilates torna os músculos mais fortes e resistentes, promove a flexibilidade, a força e a resistência dos músculos e tendões. Protegendo as articulações, ajudando a evitar lesões, como dor no joelho ou a lombalgia, por não causarem impacto nas articulações.
Tanto o método solo quanto o de aparelho ajuda no fortalecimento muscular. Os exercícios aplicados durante as aulas fortalecem os músculos externos e internos (temos os músculos que estabilizam as articulações e os que dão o movimento). A tonificação da área é essencial para manter o corpo longe das temidas lesões e fraturas.
Se sofre com dores constantes em qualquer região, o Pilates é uma boa opção. Se praticado a longo prazo, ajuda na estabilização do tronco e alinhamento postural.
O Pilates é uma técnica que ajuda a perder gordura localizada e a tonificar todo o corpo, substituindo a gordura por massa magra. Embora todos os músculos sejam trabalhados, os do abdômen são os mais fortalecidos, ajudando a alcançar uma barriga definida. O bom alinhamento postural também contribui para um corpo definido. Lembre-se também de aliar o exercício com uma alimentação saudável.
Os sete princípios do método Pilates
1. Concentração:
Afim de trabalhar o físico, é necessário estar presente com a mente, é ela que comanda a ação. Por isso é fundamental prestar atenção nos movimentos executados e observar como os músculos respondem.
2. Controle:
O domínio muscular pelo método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Nenhum exercício no Pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função.
3. Centro de força:
Temos um grande número de músculos no centro- abdômen, lombar, quadris e glúteos. Pilates chamou esse conjunto de "casa de força". Toda a energia necessária a realização de exercícios se inicia nela e flui para as extremidades.
4. Fluidez:
No método Pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira, pelo contrário, eles são fluidos, como um longo passo ou uma valsa.
5. Precisão:
A concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade é condição essencial do Pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício.
6. Respiração:
A respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia.
7. Equilíbrio e simetria:
O equilíbrio e a simetria do corpo são fundamentos a serem desenvolvidos para a execução ideal do exercícios.
Pilates aparelho
No Pilates com aparelhos são apresentados recursos como as molas, a cama, empunhaduras e outros que auxiliam o aluno. Esse método é mais indicado para quem tem problemas na coluna ou outros problemas articulares mais graves, pois fornecem maior estabilidade e assim, consegue evitar que o indivíduo tente compensar um movimento sobrecarregando alguma parte no corpo. Ele vai encontrar no aparelho, o apoio que ele precisa para conseguir realizar o exercício sem muitos problemas.
Outro ponto positivo dos aparelhos, é a questão das molas que graduam a quantidade de força imposta nos movimentos contra a resistência. É possível colocar uma carga ideal de acordo com a força que os músculos suportam.
O Pilates é uma excelente maneira de manter o corpo em movimento, pois ele proporciona todos os benefícios que um exercício pode trazer e faz tudo isso, sem causar nem um tipo de dano ao corpo como desgaste articular ou problemas na coluna.
Com os aparelhos é mais fácil moderar a amplitude do movimento e a força
aplicada pelas áreas lesadas. Mas a principal vantagem desse método para quem tem lesões prévias é o baixo número de praticantes por turma, que costuma ser de dois a três indivíduos.
Pilates solo
Os exercícios de solo são os mais tradicionais sendo os que mais focam a ação da musculatura abdominal, podendo também ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que além de ajudar desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva. Estes acessórios são as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), thera band (faixas elásticas), discos de rotação e equilíbrio e molas.
Os movimentos Pilates Solo trabalham o seu corpo em diferentes graus de
dificuldade, e por isso há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento.
O Pilates solo consiste na realização de um conjunto de exercícios controlados que envolvem a participação de corpo e mente proporcionando um desenvolvimento harmonioso de toda a musculatura do corpo. E todos esses exercícios são realizados sobre um tapete.
A combinação de movimentos de mobilidade, força e flexibilidade ajuda a melhorar a postura, reduz o stress e tensões musculares, criando um corpo longilíneo e saudável.
NeoPilates
De acordo com Amanda, ele é indicado para qualquer pessoa, pois a prescrição dos exercícios é feita de forma individualizada, ou seja, adequada para cada pessoa, de acordo com seus objetivos e necessidades. Amanda destaca que não existem contraindicações do método.
Porém, como no caso de outras atividades, grávidas, cardiopatas, hipertensos e diabéticos devem solicitar liberação médica antes de começar a frequentar as aulas.
O método NeoPilates foi desenvolvido pela fisioterapeuta Amanda Braz e sua equipe. Seu principal objetivo é eliminar calorias e fortalecer os músculos, com base nos conceitos do Pilates convencional: concentração, respiração, alinhamento, postura e flexibilidade.
Com o objetivo de promover uma atividade física completa e ainda divertida e desafiadora, o NeoPilates acrescentou aos princípios do método pilates os princípios de velocidade, resistência e cooperação.
Benefícios do NeoPilates
O NeoPilates consegue oferecer todos os benefícios do Pilates convencional como fortalecimento muscular, alongamento, maior flexibilidade, melhora na postura, prevenção e tratamento de dores musculares, maior consciência corporal e melhora na respiração.
Além de todos os benefícios do Pilates o NeoPilates agrega os benefícios do treinamento funcional e das atividades circenses, como a melhora na execução dos movimentos do dia-a-dia, agilidade, equilíbrio e emagrecimento.
1. Respiração
Melhora na capacidade respiratória.
2. Flexibilidade
Ajuda a aumentar a flexibilidade corporal.
3. Corpo
Ganho de equilíbrio e noção de espaço.
4. Concentração
Potencializa a habilidade de concentração.
5. Músculos
A massa muscular aumenta rapidamente sem hipertrofiar, sendo que, em dois meses de prática, os resultados já são percebidos. Além disso, também modela o corpo.
6. Visão de si mesma
Maior autoestima e confiança.
7. Organismo
Melhora a circulação sanguínea.
8. Resistência
Ganho e melhora na resistência física.