O Pilates é um dos melhores exercícios para gestante porque ele é uma atividade física de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto.

Os exercícios de pilates na gravidez podem ser realizado desde o primeiro trimestre, mas com cuidado para não trazer qualquer problema para a mãe ou para o bebê.

Os exercícios para gestante são adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher, além de serem executados de forma lenta e controlados. Deve se respeitar a individualidade de cada uma, o que faz com que o método se torne ainda mais seguro.

O obstetra deve ter conhecimento que a grávida está praticando este tipo de atividade física porque em alguns casos é mais indicado não praticar nenhum tipo de atividade física durante a gravidez, especialmente se houver risco de aborto, se as contrações estiverem muito frequentes, se houver sangramento vaginal, ou se alguma doença for detectada como por exemplo pré-eclampsia, doenças cardiaca ou pulmonar. Nestes casos não é somente o Pilates que é contraindicado, mas qualquer tipo de atividade física que possa comprometer o estado de saúde da mãe ou do bebê.

A PRÁTICA DE PILATES DURANTE A GESTAÇÃO TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS COMO:

Alívio de dores lombares e inchaço em membros inferiores;

Alinhamento postural;

Trabalha o assoalho pélvico evitando a incontinência urinária;

Melhora da flexibilidade;

Ganho de equilíbrio e concentração;

Trabalha a respiração auxiliando no parto

Fortalecimento dos membros superiores;

Melhora a motilidade intestinal e a circulação;

Conscientização corporal e relaxamento.

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Por que  devo fazer?

O que é?

Quem pode fazer?

Quais os benefícios?

Os benefícios são muitos, pilates melhora a postura, previne doenças, promove a reabilitação física com ganho de equilíbrio, coordenação e elasticidade, tendo alívio de dores, do estresse e das tensões, desenvolve a eficiência pulmonar, com a melhora da circulação gerando um bem-estar. Pilates é a perfeita integração entre o corpo, a mente e o espírito.
O método pilates tem contribuído muito para a área de reabilitação, pois seus princípios e a variedade de exercícios abragem todas as fases da reabilitação e, consequentemente, da prevenção, para que não haja reincidência das queixas apresentadas.

A prática do alongamento é fundamental para o bom funcionamento do corpo e para a manutenção da postura correta, proporcionando maior agilidade, elasticidade, redução das tensões musculares, diminuição de lesões e ativação da circulação.

Hábitos sedentários talvez sejam os maiores responsáveis pela perda de flexibilidade do nosso corpo, o que, por sua vez, gera movimentos incorretos, contribuindo para a má postura,  que não é somente um problema estético, sua manutenção pode causar dores intensas e em casos extremos levar a uma deformidade irreversível ou até á inatividade, como as lesões por esforço repetitivo (as tendinites).

O Pilates é uma técnica de condicionamento físico, criada pelo alemão Joseph Pilates, que visava melhorar sua qualidade respiratória, por ser asmático. Considerado um dos exercícios mais completos, a técnica trabalha a concentração, a percepção de si, o alongamento e a flexibilidade, além da força e do desenvolvimento físico, promovendo saúde, beleza e qualidade de vida.

Pilates-Boa-Esperanca-ES
Pilates-Boa-Esperanca-ES

Demonstração de exercício

Alongamento de flexores do quadril em pé no reformer

Em pé, do lado para o reformer. Pé direito no solo, pé esquerdo na ombreira do carrinho. Joelho direito estendido e joelho esquerdo flexionado. Mãos  na barra de pés. Coluna neutra.

Deslize o carrinho do reformer para trás, inicialmente pela extensão do joelho esquerdo. Continue deslizando-o para trás pela articulação dos quadris até atingir o limite de flexibilidade. Inicie a volta do carrinho pela flexão dos joelhos. Retorne á posição inicial.

Exercícios de Pilates Tradicional, são realizados em aparelhos cuja resistência é dada por molas, sempre focando o core, trabalhando  alongamento, fortalecimento e resistênica muscular.

Espaço Saúde Mônica Merlim
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​Telefone: (27) 3768-1632 (27)99706-5632
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Galeria Espaço Saúde

A clínica Espaço Saúde Mônica Merlim, iniciou suas atividades em fevereiro de 2014, na cidade de Boa Esperança-ES, atua prestando serviços clínicos de Fisioterapia, Pilates, Treinamento funcional e Acupuntura.

Contamos com uma fisioterapeuta altamente qualificada:
Mônica de Almeida Merlim Ramos
Fisioterapeuta  CREFITO2: 162739-F
Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade Salesiana de Vitoria-ES em 04 de Fevereiro de 2009.
Pós-Graduada em Acupuntura pelo INCISA/IMAM

*​Cursos Complementares:
-Formação em Pilates:

  *Pilates tradicional Contemporâneo, *Pilates bola Contemporâneo, *Pilates tradicional avançado Contemporâneo, *NeoPilates.
-Formação em Traumato-ortopedia:
-Bandagem elástica funcional.
-Estabilização segmentar vertebral(ESV).
-Técnicas de avaliação e tratamento do sistema muscoesquelético enfoque articular, muscular e neural.

​Trabalhamos com o intuito de oferecer aos nossos pacientes serviços de ótima qualidade, prezando sempre pela honestidade, confiança e ética.

Quem somos?

Melhore sua qualidade de vida!

Neopilates é um novo conceito no quesito de atividade física. Suas aulas reúnem exercícios do pilates tradicional, atividades funcionais e movimentos da arte circense.

"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo." 

Joseph Pilates

Principais doenças que o Pilates auxilia no tratamento:


►Artrose- É uma doença degenerativa que acomete as articulações, com predominio na população com acima de 65 anos. O sintoma mais comum é a dor nas articulações da mãos, do pescoço, da região lombar, dos joelhos e dos quadris.

►Hérnia de disco- Ocorre quando parte de um disco intervertebral, sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.


►Fibromialgia- A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante.


Osteoporose- É uma doença óssea sistémica, que por si só não causa sintomas,caracterizada por uma densidade mineral óssea(DMO) diminuída e alterações da microarquitectura e da resistência ósseas que causam aumento da fragilidade óssea e, consequentemente, aumento do risco de fraturas.


​​►Lombalgia- Dor na região lombar, devido a lesões da coluna ou afecções que atingem vísceras situadas naquela região.


►Tendinite- É a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. A inflamação se caracteriza pela presença de dor e inchaço do tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas e mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.


​►Artrite reumática- É uma doença reumática inflamatória crônica de etiologia desconhecida. Ocorre em todas as idades e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e abitualmente crônico das estruturas articulares e pariarticulares.


​►Entre outros



Perguntas e respostas

Em quanto tempo a pessoa começa a perceber os resulatados e os benefícios?
O resultado varia de organismo para organismo, mas quem consegue aliar a prática frenquente com uma alimentação balanceada, observa os resultados de maneira muito mais rápida. 

​Pilates ajuda no emagrecimento?
​A prática regular de exercícios físicos, como o pilates, ajuda a emagrecer porque acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam os gasto energético mesmo quando estão parados. Porém, é preciso combinar com alguns exercícios aeróbicos  e fazer uma reeducação alimentar.


O pilates promove os mesmos benefícios da musculação?
​Não. A modalidade fortalece o músculo e promove atividades diferentes. Pode ser uma alternativa para quem quer tonificar o corpo mas não gosta de musculação. O pilates ajuda a definir e tonificar o corpo, diferente da academia, que tem o foco na hipertrofia muscular.


​Quantas vezes por semana deve-se fazer pilates?
Se você já prática outros esportes ou atividade física é recomendado é recomendado de 1 a 2 x por semana, mas se você é sedentário 3 x por semana é o ideal.
Porém não é contra indicado práticar pilates todos os dias o instrutor pode adequar a aula para trabalhar cada dia um grupo muscular ou ainda ou direcionar aulas exclusivas de alongamento ou para fortalecimento em dias alternados.

Grávidas podem fazer pilates?
​Sim, mas com a liberação do médico. O pilates é muito recomendado para gestantes por trabalhar os músculos do assoalho pélvico, abdominais, paravertebrais, diafragma, que dão sustentação ao nosso corpo e auxiliam no trabalho de parto. A prática também pode evitar dores nas costas e estimular a circulação. 

Pilates melhora dor na coluna?
O método pilates é usados pelos educadores físicos e físioterapeutas em tratamento de reabilitação postural. Os exercícios alogam, aumentam a flexibilidade e realinham o corpo, melhorando a postura e eventuais dores na coluna. Mas atenção: para os casos de patologia na coluna você deve buscar a orientação de um especialista, antes de fazer qualquer exercício. Antes de começar as aulas o instrutor deve fazer uma avaliação no paciente.

Pilates para gestantes